Alerta para golpes e fraudes em doações direcionadas ao Rio Grande do Sul

m meio aos esforços para fornecer ajuda humanitária aos cidadãos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, golpistas estão se aproveitando da situação para aplicar golpes. O governador Eduardo Leite fez um alerta para golpes em doações para o Estado em meio ao desastre climático.

Através de um vídeo (veja abaixo), Leite lamentou que, em meio aos atos de solidariedade às vítimas, bandidos estejam se aproveitando da situação para praticar crimes. “Pessoal, atenção. No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam da sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, afirmou ele.

“Na doação do Pix que a gente apresentou, de um canal seguro, é importante as pessoas saberem, naquela chave, quando for fazer a doação do Pix, ela é para o SOS Rio Grande do Sul e a instituição do destinatário é o Banrisul, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Se não aparecer isso na hora da doação, é porque é golpe”, completou.

“Existem outras campanhas que a gente respeita. Mas se quer fazer a doação para o PIX SOS Rio Grande do Sul, que eu apresentei, vai aparecer este nome”, acrescentou o governador, que explicou: “Esse dinheiro não vai para a conta do governo. Tem muita fake news, muita gente que se aproveita deste momento para gerar confusão. Esse recurso que vai ser arrecadado será administrado por um comitê gestor que vai ter a participação da comunidade civil”.

Como doar

O governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix do CNPJ 92.958.800/0001-38, a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário a vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.

Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

Dados para doação

Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul

Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.

Situação preocupante

A situação é alarmante em todo o estado do Rio Grande do Sul, conforme relatado pela Defesa Civil. Até o momento, os registros apontam para 85 mortes, 339 feridos e 134 desaparecidos.

O cenário meteorológico preocupa, com previsão de novas chuvas ao longo da semana, mantendo todos em alerta. O Rio Guaíba, em Porto Alegre, está 2,30 metros acima da cota de inundação, agravando ainda mais a situação na capital e região metropolitana. Segundo cientistas, as enchentes na Grande Porto Alegre devem durar ao menos mais 10 dias.

Contas falsas identificadas

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da promotora de Justiça Maristela Schneider, ajuizou ação cautelar para que duas empresas de mídia social impeçam ou removam perfis fakes que pedem dinheiro para atingidos por enchentes no Estado gaúcho.

Segundo o órgão, nos últimos dias, várias contas falsas foram identificadas pela instituição cometendo este crime. Perfis fakes usam a mesma identidade visual das páginas e perfis do governo gaúcho, mas com endereços de destino de contas particulares.

FONTE: SRzd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *